A Unidade Curricular de Estratégias e Políticas de Desenvolvimento de Recursos Humanos constitui uma abordagem integrada das áreas funcionais da GRH e destas com os restantes subsistemas de gestão. Adota, assim, um enfoque estratégico e a coerência e integração do sistema de GRH devem ser avaliadas segundo duas perspetivas: horizontal e vertical.

Na perspetiva horizontal, exige-se coerência e integração das diferentes políticas funcionais próprias da GRH que não podem contradizer-se nos fins que visam e nos efeitos que produzem nos indivíduos e na estrutura social. Todas elas devem estar orientadas para se reforçarem mutuamente, com vista a conseguir o empenhamento dos indivíduos/grupos na vida da organização.

Na perspetiva vertical, a estratégia de recursos humanos deve ser coerente e devidamente integrada com a estratégia de negócio. A estratégia de recursos humanos constitui um instrumento privilegiado para a implementação das estratégias económicas. Não obstante, o seu papel não se resume a ser um instrumento para a implementação das estratégias. É hoje amplamente reconhecido que os recursos humanos constituem um input fundamental para o processo de formulação da estratégia económica desde o seu início.

Na apresentação dos temas do programa procurar-se-á fazer uma reflexão sobre as matrizes teóricas relacionadas com a gestão estratégica de recursos humanos, sobre os conceitos e as técnicas específicas de cada área funcional bem como destacar os aspetos estratégicos relacionados com a sua gestão.

Na Unidade Curricular de Estratégias e Políticas de Desenvolvimento de Recursos Humanos pretende-se, assim, descrever, analisar e refletir sobre:

o papel da Direção de Recursos Humanos como parceiro estratégico na formulação e implementação das estratégias de desenvolvimento de uma organização;
• as principais áreas de intervenção na gestão estratégica de recursos humanos;
• os impactos da gestão da cadeia de valor nas estratégias de recursos humanos;
• a conceção, implementação e avaliação da estratégia de recursos humanos.