A. ENQUADRAMENTO

Num contexto em que as pessoas são um vetor estratégico das organizações, a problemática da relação interpessoal e do comportamento social assume um particular relevo. Surge, assim, esta disciplina com o objetivo geral de proporcionar um conjunto de “ferramentas” teóricas que possam ser assimiladas e sujeitas a um processo de reflexão, permitindo que a prática profissional seja encarada de um ponto de vista crítico e de um modo refletido, facilitando, deste modo, a integração e o crescimento nas equipas de trabalho e nas organizações.
Neste quadro, são objetivos da disciplina desenvolver nos alunos um conjunto de competências que lhes permitam: compreender o indivíduo como um ser dinâmico inserido em múltiplos contextos sociais, designadamente no trabalho; tomar consciência de algumas das dinâmicas pessoais na relação com os outros, apreender alguns dos processos através dos quais os outros são percebidos, identificar os elementos e fenómenos associados ao processo de comunicação interpessoal; compreender a importância da assertividade no relacionamento interpessoal; perceber a importância dos conflitos e conhecer as diversas formas de lidar com eles; reconhecer a influência das emoções no comportamento humano e a importância de aprender a geri-las em benefício das relações interpessoais; compreender a influência que os grupos têm no comportamento dos indivíduos e reconhecer a importância do comportamento ético nas organizações.

B. SÍNTESE DA UNIDADE CURRICULAR

Proporcionar um conjunto de ferramentas teóricas e práticas que possam ser assimiladas e sujeitas a um processo de reflexão sobre o “indivíduo em relação”, facilitando deste modo a integração e o crescimento nas equipas de trabalho nas organizações.

C. CONTRIBUTOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS

Espera-se que os alunos adquiram competências que lhes permitam:
• Usar empatia para compreender as perspetivas dos outros, necessidades, interesses e cultura.
• Estabelecer parcerias a todos os níveis, quer através do serviço/departamento, quer das linhas funcionais para otimizar os resultados.
• Fazer perguntas abertas, escutar ativamente e responder de uma maneira positiva.
• Controlar de modo construtivo os conflitos, procurando áreas comuns de acordo.
• Negociar de forma eficaz, procurando soluções colaborativas.
• Participar em discussões do grupo, dar e aceitar aberta e construtivamente o feedback.
• Desenvolver capacidades de reflexão e autoconhecimento
• Conhecer e utilizar procedimentos de trabalho em equipa

D. OBJECTIVOS

• Conhecer as características pessoais que determinam o relacionamento interpessoal.
• Conhecer e lidar com os fenómenos da perceção dos outros, designadamente ao nível das suas distorções.
• Desenvolver capacidades de reflexão e autoconhecimento.
• Conhecer competências da inteligência emocional e promover o seu desenvolvimento.
• Saber identificar os diversos tipos de comunicação e estratégias facilitadoras da comunicação interpessoal.
• Controlar de modo construtivo os conflitos procurando áreas comuns de acordo.