Desde sempre houve a preocupação com a eficiência e eficácia das organizações e, por consequência, com a avaliação do desempenho das pessoas que, em última análise, são as responsáveis pelos resultados conseguidos, através dos seus esforços e competências que põem em prática nas tarefas de gestão e execução do trabalho.
Sendo óbvio que o importante é a gestão do desempenho e não apenas a avaliação dos resultados obtidos, o certo é que durante muito tempo se colocou a ênfase na avaliação do desempenho, esquecendo-se um pouco que esta se integra no ciclo de gestão. Em conformidade, gerir o desempenho de uma pessoa, de um serviço, departamento ou organização, obriga a ter em conta todas as fases do ciclo de gestão, desde o planeamento à avaliação e à decisão sobre as medidas corretivas a introduzir.
A vertente “planeamento do desempenho” permite desenvolver uma cultura de gestão orientada para resultados com base em objetivos claros e critérios de avaliação transparentes, previamente estabelecidos. A vertente “avaliação do desempenho” promove a comunicação eficaz entre as pessoas e as hierarquias e fomenta o desenvolvimento profissional dos colaboradores (identificando os seus pontos fortes e fracos em termos de competências), a considerar na elaboração dos planos de formação.
A gestão do desempenho é, portanto, um instrumento fundamental para a gestão: é um fator de mobilização em torno da missão e dos objetivos das organizações, promove a transparência dos critérios de avaliação, fomenta oportunidades de mobilidade e de progressão profissional de acordo com a competência e o mérito demonstrados, representa um estímulo ao desenvolvimento das pessoas e à melhoria dos resultados.
Na Unidade Curricular de Gestão do Desempenho pretende-se, assim, descrever, analisar e refletir sobre:
* a importância estratégica de um sistema de gestão do desempenho;
* a perspetiva histórica do estudo e prática da avaliação de desempenho;
* a avaliação do desempenho como um processo social de comunicação e negociação;
* o ciclo da gestão do desempenho;
* os objetivos da avaliação de desempenho;
* os métodos e fontes de avaliação do desempenho;
* a conceção e implementação de um sistema de avaliação do desempenho;
* a preparação e condução de entrevistas de avaliação do desempenho;
* a avaliação e atualização do sistema avaliação de desempenho;
* os modelos de avaliação do Desempenho.
Sendo óbvio que o importante é a gestão do desempenho e não apenas a avaliação dos resultados obtidos, o certo é que durante muito tempo se colocou a ênfase na avaliação do desempenho, esquecendo-se um pouco que esta se integra no ciclo de gestão. Em conformidade, gerir o desempenho de uma pessoa, de um serviço, departamento ou organização, obriga a ter em conta todas as fases do ciclo de gestão, desde o planeamento à avaliação e à decisão sobre as medidas corretivas a introduzir.
A vertente “planeamento do desempenho” permite desenvolver uma cultura de gestão orientada para resultados com base em objetivos claros e critérios de avaliação transparentes, previamente estabelecidos. A vertente “avaliação do desempenho” promove a comunicação eficaz entre as pessoas e as hierarquias e fomenta o desenvolvimento profissional dos colaboradores (identificando os seus pontos fortes e fracos em termos de competências), a considerar na elaboração dos planos de formação.
A gestão do desempenho é, portanto, um instrumento fundamental para a gestão: é um fator de mobilização em torno da missão e dos objetivos das organizações, promove a transparência dos critérios de avaliação, fomenta oportunidades de mobilidade e de progressão profissional de acordo com a competência e o mérito demonstrados, representa um estímulo ao desenvolvimento das pessoas e à melhoria dos resultados.
Na Unidade Curricular de Gestão do Desempenho pretende-se, assim, descrever, analisar e refletir sobre:
* a importância estratégica de um sistema de gestão do desempenho;
* a perspetiva histórica do estudo e prática da avaliação de desempenho;
* a avaliação do desempenho como um processo social de comunicação e negociação;
* o ciclo da gestão do desempenho;
* os objetivos da avaliação de desempenho;
* os métodos e fontes de avaliação do desempenho;
* a conceção e implementação de um sistema de avaliação do desempenho;
* a preparação e condução de entrevistas de avaliação do desempenho;
* a avaliação e atualização do sistema avaliação de desempenho;
* os modelos de avaliação do Desempenho.
- Teacher: Liliana Pitacho